6 Maneiras de Ganhar Dinheiro fazendo Curso de Maquiagem

Se você está pensando em fazer um curso de maquiagem profissional ou já está fazendo um, parabéns! Você está realizando um sonho, e fazendo da forma certa: se profissionalizando com um curso. Um curso de maquiagem profissional não só te ensina e lhe dá conhecimentos e ferramentas para depois aplicar na sua nova carreira, mas também te dá as credenciais que vão lhe abrir muitas portas.

Você está seguindo todas as etapas: Seguir o sonho? Check. Começar? Check. Fazer um curso que vai te profissionalizar e preparar para a sua nova carreira? Check!

Mas com essa empolgação toda vem um medo super coerente: como vou ganhar dinheiro fazendo curso de maquiagem? Afinal, o curso em si custa dinheiro, e o tempo para se tornar uma profissional que lucra também custa. Este tempo é necessário para o seu sucesso, mas ele pode se tornar seu maior obstáculo.

Para que você não desista, bolamos 6 maneiras para você já ganhar dinheiro (ou pelo menos que a etapa sem dinheiro dure menos), mesmo ainda fazendo o curso de maquiagem ou tendo se formado agora. São formas que você pode tentar para ganhar dinheiro enquanto faz o curso, e logo no começo da carreira para agilizar seu sucesso. Vamos lá?

1. Crie seu “brand” já desde o curso

Você ainda não é uma maquiadora profissional, mas ninguém nasce assim. Querer ser melhor e perfeccionista é ótimo, é o que vai te distinguir dos amadores futuramente. Porém não tem nenhum problema mostrar o seu lado mais frágil, sua busca pelo conhecimento, seus erros e acertos, e principalemnte seu crescimento.

Comece já definindo sua “brand”. Vai ser seu nome? Nome e sobrenome? Quer criar já uma marca?

Próximo passo, crie perfis sociais para sua marca (o mais importante sendo instagram) e compartilhe assiduamente seus aprendizados. Você deve estar perguntando: Mas se eu ainda não faço make profissional, o que eu posso compartilhar? Aí vão algumas dicas de posts:

  • Compartilhe cada make que você fizer
  • Se você acha que uma make ficou boa, peça feedback.
  • Se achar que ficou ruim, critique a si mesma. Vai ser um ótimo aprendizado para você e vai mostrar para seus seguidores que você tem um senso crítico
  • Compartilhe makes de outros maquiadores que você adora, como inspiração
  • Compartilhe dicas do que você aprendeu. Por exemplo, se hoje você aprendeu a fazer um smoky eye, ensine adiante. Compartilhar conhecimento é uma maneira muito forte de construir uma marca, pois assim você transmite que sabe o bastante para ensinar.
  • Ofereça feedback para makes de suas seguidoras e dicas do que você já aprendeu

Esses são apenas alguns exemplos. O céu é o limite. Por falar em limite, evite cometer gafes que possam te prejudicar. Não compartilhe NADA sem autorização. Não deboche ou critique ninguém. Não inclua muita coisa pessoal (de vez em quando é legal, como mostrar os bastidores das aulas, mas não transforme em seu perfil particular com imagens de amigos ou alimentos).

2. Aprenda as burocracias de um negócio

Como assim? Estou aprendendo a ser maquiadora, não? Sim! Mas o que muita gente ignora e depois paga o pato – é que ser maquiadora é um negócio. Com isso vem todo um aprendizado legal e financeiro, e se você não se preparar, você vai precisar lidar com esses aspectos justo no momento crítico, onde seu foco deve ser a formação de sua clientela.

A maioria dos cursos de maquiagem te ensina também esta parte. Não ignore ou deixe pra depois.

Não é exatamente uma maneira de ganhar dinheiro enquanto faz o curso, mas é uma maneira de evitar deixar de ganhar dinheiro na hora que mais precisar.

3. Peça ajuda

Você só vai melhorar e se profissionalizar fazendo. E no caso de curso de maquiagem, fazendo = maquiando. Porém, você não vai aprender muito apenas se auto-maquiando.

Para acelerar seu aprendizado, peça ajuda para amigos e família. Você vai ver, quando você mostrar sua seriedade e compromisso com sua nova carreira, todo mundo vai querer te ajudar!

Use todo mundo que se dispuser a te ajudar para duas coisas:

  1. Ser “cobaias” de sua maquiagem. Afinal, quanto mais rostos e peles diferentes você usar para praticar, mais vai aprender e melhorar.
  2. Fazer propaganda para você. Lembra no item 1 falamos de já criar sua marca? Pois peça a todo mundo que você conhece te seguir e compartilhar suas postagens, e ande sempre com cartão de visita (já com seu logo/marca, sim?) espalhando quem nem confete no carnaval.

Lembre, quando a gente se leva a sério e se esforça, o universo conspira para que o nosso sonho aconteça 🙂

4. Fique sempre por dentro

Ser uma maquiadora de sucesso significa estar sempre por dentro de todas os trends. Não entre numa zona de conforto confiando apenas no que aprendeu. As tendências mudam constantemente, e o seu diferencial pode ser exatamente na sua capacidade de acompanhar as mudanças dos conceitos de moda e maquiagem.

Siga marcas, blogs e sites e sempre dê uma olhada em revistas. Com serviço moderno e diferenciado, sua carreira pode deslanchar rapidinho.

E não esqueça: não pode nunca parar de aprender. Sempre que puder atenda a congressos, workshops ou cursos. Você sempre pode aprender mais.

 

5. Não diminua seu valor

É muito fácil, no início da carreira, sentir que seu valor é pouco. Você sente que ainda não tem muito o que oferece e não merece ganhar o mesmo que profissionais de maquiagem. Esse sentimento é transmitido para seus clientes não só na precificação, mas também em sua atitude.

Não se subestime! Você está se profissionalizando e se esforçando, e você tem valor sim! Mesmo se você tem auto-crítica, use isso apenas como alavanca para melhorar. Perante a seus clientes, mostre auto-confiança. Afinal, você é uma profissional!

Para ajudar a transmitir o seu profissionalismo, mantenha o seu certificado sempre à vista. Suas clientes vão ver que você investiu dinheiro, tempo e esforço para se profissionalizar.

Mas o mais importante, sinta de verdade que você tem valor, e transmita isso para suas clientes. Quando uma pessoa vai a uma maquiadora profissional, já sabe que vai gastar dinheiro, portanto não cobre pouco por ser iniciante. Para transmitir confiança, vença suas inseguranças e sua timidez, ou pelo menos finja. Aja como a profissional que você quer ser, e o resto vai acontecer organicamente.

Lembre-se: não é fácil ser maquiadora profissional, você trabalha duro, você merece ser recompensada.

6. Esteja sempre pronta

Como iniciante, você vai passar por algumas dores no início de sua carreira. Pessoas vão furar com você, vão exigir mais do que foi combinado (ou algo completamente diferente), vão dar calote, e outras surpresas mais.

O que você pode fazer para evitar ao máximo desentendimentos e insatisfações, é ser super, mas SUUUUUPER profissional. O profissionalismo vai além dos ensinamentos técnicos que você aprendeu no curso. Certifique-se de sempre:

  • Chegar a tempo. Já diz a frase: se você está 5 minutos adiantado, já está atrasado. Sempre chegue a tempo, e se você vê que não vai conseguir chegar a tempo, avise! Não, não é chique chegar atrasado para um trabalho. Ah, e se você atrasar, não chegue dando motivos/desculpas para o atraso. Peça desculpas e garanta que vai ficar o tempo que for necessário. Quando você se atrasa, o foco tem que ser no cliente e não em você.
  • Prepare seu equipamento. Imagine chegar num lugar e descobrir que falta uma base ou um pincel? Inaceitável, né? Como principiante, faça uma “check list” de tudo que tem que estar na sua bolsa, e passe por essa lista antes de sair para o trabalho. Se você sabe qual o trabalho que vai realizar, imagine todo o processo um dia antes e vá escrevendo o que vai precisar.
  • Esteja limpa e arrumada. Sua apresentação tem que estar profissional. Não use decotes desnecessários, prenda o cabelo, e aplique um pouco de maquiagem em você mesma. É a primeira coisa que sua cliente vai notar, por pura curiosidade: como a maquiadora se maquia. E quanto a limpa, lembre que você vai ficar muito perto da pessoa. Passe desodorante porém não perfume.
  • Se você cobra com maquineta de cartão, certifique-se que está carregada. Se em dinheiro, leve troco.
  • Deixe seu celular carregado. Tire fotos de antes e depois da make. Se fizer amizade ou colaboração com a cliente, já compartilha uma foto “taggeando” a cliente no instagram.
  • Leve seu cartão para deixar alguns com sua cliente.

Como você pode ver, preparação é tudo! Tem muita coisa que não está no seu controle, como o comportamento de certas pessoas. Mas tudo que está no seu controle, você tem que fazer da melhor forma possível. Imagine logo no começo você já causar má impressão? A cliente pode te dar má qualificação, nunca mais te chamar de novo ou nunca te recomendar para alguém. Tudo isso é super importante no início!

 

Pincéis de Maquiagem Profissional

 

Agora que você já tem essas dicas, ficou com menos receio de embarcar no sonho de fazer curso de maquiagem profissional? No mundo de hoje, as mídias sociais facilitam muito. É uma questão de você aprender a profissão, ter ética e integridade, e principalmente amar o que faz (que cá entre nós, é super fácil, porque makeup is life).

 

Clique aqui para ler sobre curso de maquiagem profissional que ensina make para noivas, make profissional e make para pele negra.