Será que dá para melhorar a pele em 2 semanas? Parece meio otimista, mas é possível sim! Com uma pequena mudança de hábitos alimentares e uma adoção de rotina de skincare certa para a sua pele, a melhora começa a ficar evidente em duas semanas tranquilamente. Mas você tem que seguir as recomendações! Deixe pra trás os maus hábitos e trate sua pele como uma rainha.

A primeira semana foca mais na desintoxicação e limpeza de sua pele, enquanto a segunda semana foca em hidratar e melhorar a textura da pele. À partir daí, não só sua pele vai estar pronta para uma nova etapa de cuidados, como você já vai ter começado a criar bons hábitos.

Vamos Começar pela Higiene

Não faz muito sentido investir, criar e manter uma rotina de skincare se você não faz da higiene a base para o sucesso. Sem as seguintes medidas de higiene, todos seus esforços irão por água abaixo. Isso porque você pode facilmente transmitir sujeira, oleosidade e impurezas de volta à sua pele (já imaginou?) obstruindo os poros e causando possíveis reações. Comece com essas três bases de higiene da pele:

  1. Lave suas fronhas e roupa de cama: quando você dorme, a temperatura de seu corpo aumenta naturalmente e a sua pele começa a se regenerar. Durante este processo, você inevitavelmente transfere suor e pele morta para a sua fronha. Se você não lavar a fronha com frequência, você vai transferir isso tudo de volta à sua pele, junto com vestígios de produtos que passou no cabelo ou no rosto. Eca!
    Tente trocar sua fronha uma vez por semana, e de preferência use fronhas de seda (sua pele e cabelo agradecerão).
  2. Higienize seus pincéis de maquiagem e esponjas: é fácil ignorar pois maquiagem não parece sujeira, mas tenha em mente que pincéis e esponjas são o ambiente perfeito para bactérias e fungos fazerem a festa (Eca de novo!). Lave seus pincéis uma vez por semana e sempre passe uma água nas esponjas de maquiagem após usar.
  3. Lave suas mãos antes de se maquiar: nos dias de hoje em que lavar as mãos é sinônimo de saúde e sobrevivência, não podemos esquecer que se maquiar é tocar no seu rosto. E já sabemos que para tocar no rosto, só de mãos limpas! Então lá vai a dica óbvia: lave as mãos antes de se maquiar (e certamente antes da rotina de skincare).

Vamos Melhorar de Dentro pra Fora

Tudo na vida requer equilíbrio, certo? A nossa pele é um ótimo exemplo disso: ela requer cuidados de fora e de dentro. Não adianta ter uma rotina de skincare maravilhosa (e por vezes cara) e se submeter a tratamentos dermatológicos, se por dentro a sua pele não recebe cuidados e nutrientes. Então para você não sabotar a transformação, tente aderir a estes hábitos de cuidados com a pele começando por dentro:

  1. Beba muita água: já vejo você rolando os olhos. Sempre se fala isso não é mesmo? Esta parece ser a solução para qualquer mazela! Mas sabe o que? é muito importante mesmo. Boa hidratação faz uma diferença enorme na concentração, cognição, digestão e certamente na aparência da pele. Não é à toa que boa hidratação é sinônimo de saúde e beleza.
  2. Evite farinhas e frituras. Massas, pães, salgadinho, etc. são bons pra alma, eu admito. Nada como uma boa macarronada. Mas se o seu foco é dar aquela melhorada na pele, você tem que ajudar o processo de regeneração do corpo, especialmente evitando inflamações. Refinados (farinhas, açúcar) aumentam os processos inflamatórios do corpo (como celulite), e fritura simplesmente deixa a pele Eca (termo científico!). Faça este teste: aproveite essas duas semanas para evitar farinha, açúcar e frituras, e veja como sua pele melhora.
  3. Tome suplementos: vivemos em uma época incrível de avanços da medicina e da estética. Hoje em dia existe um elo claro entre suplementos (vitaminas, sais minerais, colágeno) e a melhora da vitalidade e força dos cabelos e unhas, e da elasticidade e vitalidade da pele. Aproveite essa “ajuda à natureza” que os suplementos oferecem. Os mais comuns são de Colágeno e Vitamina E.

E Agora Vamos Cuidar da Pele por Fora

Skincare, essa fantástica modalidade de cuidados com a pele, oferece cada vez mais soluções incríveis, porém de tantas opções dá para se perder um pouco. É pra isso que estamos aqui! Na Jolia te ajudamos a navegar as 1001 opções e modalidades de skincare, até você achar a rotina de cuidados com a pele que combina com você!.

Para o nosso desafio das duas semanas para melhorar a pele, vamos começar com os básicos. Você sempre pode testar produtos diferentes, estudar sobre etapas de rotina de skincare e modificar até dar certo, mas seja qual for o caminho, estas 3 etapas serão sempre essenciais:

  1. Limpeza: tanto na rotina de skincare da manhã quanto a da noite, tudo começa na limpeza. Já falamos antes da importância de limpeza e higiene, certo? Não adianta passar produtos numa pele suja e congestionada. A limpeza da pele pode ser feita com gel, espuma, leite de limpeza, etc. Tudo depende do seu tipo de pele.
    Se você usou maquiagem ou protetor solar durante o dia, o ideal é faz a limpeza dupla: primeiro com um bálsamo ou óleo para remover “o pesado”, e depois com gel, espuma ou leite de limpeza.
  2. Tonificar: é importante restaurar o equilíbrio da pele entre a limpeza e o resto do tratamento. Ë aqui que entra o tônico. Ele remove resíduos da limpeza, fecha mais os poros, e existem os tonificantes que também tratam, como por exemplo os esfoliante.
    Você pode passar um mais leve e delicado na manhã, e eu mais intenso na rotina da noite.
  3. Hidratar: hidratar é sem dúvida o mais importante nos cuidados com a pele. É muito importante escolher o hidratante certo para o seu tipo de pele. Por exemplo, uma pele mais oleosa vai se dar melhor com um hidratante em gel. Preste atenção também que o hidratante da noite será diferente, pois é mais concentrado.

Fazemos aqui uma menção especial para o aliado da pele bonita e saudável: protetor solar! Sempre aplique se você for sair de casa! O protetor solar é a última etapa após a rotina de skincare da manhã, após o hidratante e antes da maquiagem.

Cuidados Extra que Vão Fazer Toda a Diferença

Se você seguir tudo que recomendamos acima, sua pele já vai mudar dramaticamente. Porém não queremos te deixar sem mais algumas dicas que são o pulo do gato. Vamos lá?

  1. Faça o uso de máscara facial uma vez por semana. Máscara facial é um tratamento extra, concentrado e intensivo. As máscaras tem propósitos diferentes, dependendo do seu tipo de pele ou meta (por exemplo esfoliar, limpar, clarear, hidratar…). Vai nutrir sua pele e fazer toda a diferença.
  2. Use esfoliante duas vezes na semana. Esfoliantes são ótimos para remover pele morta e desobstruir os poros, sem o risco de danificar a pele saudável.
  3. Use e abuse de serums na rotina facial. Você vai adorar pois estes são os responsáveis mesmo pelas mudanças na pele com rotinas de skincare.

Gostou das dicas? Conta pra gente se você vai embarcar neste desafio e o que você acrescentaria