Você pode ter a melhor base do mundo, mas sem os acessórios certos, sua maquiagem pode ficar desigual, craquelada, ou simplesmente feia.

É aqui que entram as esponjas de maquiagem. Desde os seus primórdios quando eram triângulos de espuma, hoje em dias as esponjas de maquiagem tem formatos, tamanhos e cores diferentes, sem mencionar os preços mais variados.

Elas são achatadas ou redondinhas, grandes ou pequenas, feitas de espuma ou silicone. Como escolher a esponja certa para você?

Sim, as esponjinhas são lindas e dá vontade de ter todas num aquário de vidro, mas qual é a diferença entre as esponjas? E será que tem diferença mesmo ou esta variedade só serve para nos confundir?

A resposta é que há diferença sim, e criamos este guia rápido para você nunca mais se confundir.

  1. Esponja de maquiagem de ponta dupla: Esta esponja cobre todas as necessidades 🙂 ela tem o lado redondo para as áreas maiores da face, a área achatada para maior precisão de contorno, e a ponta para cobrir melhor manchas.
  2. Esponja multi-funcional: são aquelas esponjas que parecem uma nhá benta. Estas esponjas servem pra TUDO. Cada faceta e ponta tem uma função. Você pode usar para aplicar base líquida, creme e pó, corretivo, iluminador e contorno.
  3. Mini esponjas: a princípio dá a impressão que as mini esponjas são apenas para corretor, porém não é verdade; podem ser usadas para base e pó. Elas dão maior precisão e ocupam menos espaço na bolsa.
  4. Esponja de silicone: esta causa muitas controvérsias. Muitas juram que a esponja de maquiagem feita de silicone permite uma aplicação perfeita de maquiagem, sem absorver o produto. Outros já acham que é uma forma apenas de espalhar a maquiagem, e não dá o mesmo acabamento que as esponjas feitas de espuma.
  5. Esponja achatada: esta tem um estilo mais antigo, porém ainda hoje pode ser encontrada. Ideal para bases creme e líquidas.

Qual a sua esponja predileta?