Já sabemos que não se deve dormir de maquiagem, mas as vezes dá uma preguiça…. 

Então você acha que só porque cuida da pele direitinho no dia a dia, pode de vez em quando deixar passar e dormir de maquiagem? As vezes chegamos arrasadas, talvez de uma balada (onde a maquiagem é mais pesada ainda!) querendo fazer o mínimo para poder logo chegar na cama e dormir. Pensamos: qual o dano que já vai causar? de manhã eu faço uma boa limpeza da pele, para “compensar”. Bem, meu objetivo com esse texto, inspirado numa entrevista da Marie Claire com a dermatologista Dr. Rachel Nazarian é lhes mostrar que o dano é de tal tamanho, que vocês vão ficar horrorizadas e nunca mais deixar de remover a maquiagem antes de dormir.

Inflamação

Quando você dorme maquiada, a camada de maquiagem, sujeira e poluentes acumula nos poros, agitando a pele e causando erupção de pequenos vasos sanguíneos, o que pode vir a causar vermelhidão da pele e espinhas.

Envelhecimento precoce

Os micropoluentes do dia ainda estão na sua pele, presos embaixo de camadas de protetor solar, base, maquiagem e sujeira do dia. Estes radicais livres causam oxidação, que levam a envelhecimento precoce: rugas, linhas de expressão, pele sem brilho e perda da elasticidade da pele. É isso que você quer? É?

 

Afeta a renovação celular

Nosso sábio corpo aproveita a noite para renovar as células, isto é, trocar as células “velhas” por células novas. Se o seu rosto está sujo e maquiado, está renovação celular fica impedida. No lugar da troca entre células mortas e células novas, as células mortas acabam se acumulando (eca), deixando a pele opaca, sem vida e ressecada.

E os olhos – OS OLHOS!

Confesso que na minha vida já deixei de remover maquiagem dos olhos, só pra no dia seguinte ter aquele look de maquiagem de olho esfumado sem esforço. Mas eu era jovem. E inocente. Agora não há mais desculpas.

Quando você dorme com maquiagem nos olhos, imagine só, toda a sujeira, bactérias e oleosidade acabam se acumulando nos cantos dos olhos. Isto pode facilmente levar a infecção nos olhos. E acredite, você quer cuidar de seus olhos!!! Estamos aqui preparando não só nossa pele para a velhice, mas o corpo todo. Vamos manter esses olhos bem aguçados para poder curtir em nossa velhice viagens ao redor do mundo e muito Netflix (YES!).

14287717_1432168143466918_1782134557_n

E aí, convencidas? Eu sei que eu estou!

Se você já tem esse hábito, ou realmente ocorre que não pode fazer toda a rotina da noite, tenha pelo menos em sua mesa de cabeceira lenços demaquilantes. Não é o ideal, mas é melhor que nada.

E qual o ideal?

  1. Remover a maquiagem dos olhos com um demaquilante para olhos, como o Bi-Facil da Lancôme por exemplo: sacudir bem, aplicar em um disco de algodão, colocar o algodão no olho fechado, em cima dos cílios, por alguns segundos (para remover melhor o rímel) e em seguida remover do olho todos. Repetir até o olho ficar sem maquiagem
  2. Remover a maquiagem do rosto inteiro, com um bálsamo, óleo ou loção demaquilante, como o Clean it All da Givenchy: aplique no rosto todo e no pescoço com as mãos, massageando levemente, e remova com algodão. Repita até sair toda a maquiagem. Se você quer lavar mesmo o rosto, tente o Take the Day Off Cleansing Oil da Clinique: aplique no rosto e pescoço (secos), molhe um pouco os dedos e massageie o rosto. Enxágue com água.
  3. Tonifique a pele. Esta etapa depende muito do tipo de pele, mas vou lhe dar uma dica para noites de muuita preguiça, onde você só quer sentir que limpou bem a pele, mas não quer se dedicar à rotina inteira: Use o Tônico Hidratante Tone it Tender da Givenchy . Como o nome diz, ele hidrata ao mesmo tempo que tonifica, então nestes casos “extremos”, você pode terminar sua rotina nesta etapa, e ir dormir com a consciência tranquila.

Não se esqueça: cada rotina é uma oportunidade para cuidar de nossa pele agora e prepará-la para o futuro; de hidratar e nutrir nossa pele, mantendo-a bonita e saudável ao mesmo tempo que retardando o envelhecimento da pele na medida do possível, retendo sua elasticidade, vitalidade e brilho.

E você, já dormiu de maquiagem? Está convencida a nunca mais? Tem dicas ou historias de terror para compartilhar? Conte nos comentários!